Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante de seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que sofreram tantas coisas em vão? Se de fato foi em vão? Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, faz isto pela prática da lei ou pela fé naquilo que ouviram? Considerem o exemplo de Abraão: "Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça". Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão. Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: "Por meio de você todas as nações serão abençoadas". Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé. Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei ". É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé". A lei não é baseada na fé; pelo contrário, "quem pratica estas coisas, por elas viverá". Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tomou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro". Isto para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé. Gálatas 3:1-14
Comentário do Capitulo
Paulo nesta passagem chama muito a atenção para nós andarmos pela fé e não pela lei. Mas será que nós andamos pela Fé?
Vemos muitas pessoas começando bem a carreira mas não terminando!!! Qual é o Problema? Por que começam bem e terminam mau?
Quando nos convertemos e recebemos o Espirito Santo, tudo é maravilhoso as coisas vão muito bem e somos muito felizes. Mas quando passa algum tempo, começamos a ter nossa própria religião, e vivemos nossa “Vida cristã” com alguns costumes, fazemos nossa lei e vivemos por ela, e esquecemos de ouvir a voz de Deus.
O capítulo acima nos revela que devemos viver pela fé. Nós temos que entregar nossas vidas nas mãos do nosso salvador Jesus Cristo e não nos levarmos por vento de doutrinas. Deus quer homens que estejam dispostos a andar sobre as águas, homens que não tenham medo de andar pela Fé. Que nós, como servos de Deus, sejamos estes homens.
“O vento sopra onde quer. Você o ouve, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai . Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.” João 3: 8 ( NVI)